segunda-feira, 14 de julho de 2014

Por Pedro Sepini 




Bom, antes de começar a dizer como está sendo as experiências desses primeiros dias no Internship Program da O’Coffee, eu gostaria de agradecer primeiramente a Deus, por tudo que ele vem proporcionando em minha vida, e  por  ter colocado pessoas maravilhosas em meu caminho, sendo uma delas Edgard Bressani (CEO da O’Coffee) com quem criei um grande laço de amizade após um encontro da Igreja Católica, chamado Aldeias de Vida, do qual participei há dois anos e no qual ele trabalha como voluntário. Os laços fortes de Deus perduram e hoje tenho a oportunidade de mergulhar no mundo dos Cafés Especiais graças a Ele. Meu interesse pela área é cada dia maior. Venho, a cada dia, buscando mais informações e me aprofundando nos estudos. Resumindo, quero adquirir bom conhecimento em café, da semente à xícara, para que minha formação acadêmica como Agrônomo  seja voltada com a visão completa que passa pelo campo, se estende pelas provas de café, comercialização, torra, preparo de espressos, cappuccinos e bebidas à base de café, diferentes métodos de preparo, etc. Este é um mundo apaixonante! 

















Através de Edgard, fui convidado para estagiar na fazenda durante 1 mês (período de minhas  férias), participando assim deste interessante programa que abre a porta de um fazenda focada em qualidade e excelência a estudantes do mundo todo. Chegar na fazenda já foi um momento de extrema felicidade, pois me deparei com um mundo que parece ser surreal. Nada se comprara ao que eu tinha como referência de uma fazenda de café, nem com as que eu já conhecia e nenhuma estrutura comparável deve existir em outra fazenda do Brasil e do mundo (talvez!). 
















Além do vasto campo da cafeicultura que é trabalhada, 1000 ha em café, há também projetos em Pecuária (gado, cordeiro e equino), Projetos de Mapeamento da Fauna e Flora local, Projetos de Reflorestamento e vários Projetos Sociais e Ambientais muito interessantes. Me chama atenção e, como futuro agrônomo, fico feliz em ver este vínculo extremamente forte de preservação do meio ambiente com a produção de café de alta qualidade.
No primeiro dia (6/7), um domingo, cheguei e já convidado para um churrasco na casa do Gerente de Pecuária, Flávio Ruellas. Nada mal! :) No dia seguinte, comecei conhecendo a fazenda por uma apresentação de integração que acontece com todos os trabalhadores que vão conhecer as diferentes áreas da empresa.
















Logo em seguida, aproveitando que o Mestre de Torra do Octavio Café, Fabio Ruellas, estava torrando uns lotes, fui conhecer esta parte super legal e cheia de coisas interessantes para aprender. A torra é uma arte! A torra artesanal, como é feita aqui, com equipamentos com volume pequeno, prezando qualidade, é ainda mais fenomenal.  Também passei boa parte do dia Luis Fernando, funcionário que me mostrou a parte da torrefação com extrema atenção. Esta é uma área incrível. As instalações da torrefação são de primeiro mundo, com piso branco e muito bem estruturada e organizada. É estrutura mais diferenciada que já conheci. Fábio também é  uma pessoa muito dedicada e com uma grande habilidade nessa arte, com quem pude adquirir informações e ainda manusear o torrador. Eu pude assim torrar cafés e depois sentir a diferença de uma torra para outra, provando-as e discutindo cada uma delas.


















Também andei pelos cafezais junto com Serafim (Técnico Agrícola) onde pude observar o bom manejo das lavouras, motivo de tanta qualidade. A atenção aqui é em cada etapa, começa no plantio e passa por todas as outras etapas. Há lavouras  com irrigação e também lavouras de sequeiro. Há colheita seletiva (Isso mesmo! Grão a grão colhido a dedo no estágio ideal de maturação), colheita manual, colheita mecânica. Aqui se produz café natural, descascado, desmucilado, despolpado, microlote. Dá para ver tudo em um único lugar! Com Elton (Téc. Agrícola) conheci também sobre a parte de Mapeamento e Reflorestamento, um diferencial da fazenda muito legal. Ainda passei pela Recepção, que tem uma importância grande também na fazenda. Afinal aqui é onde tudo começa e o atendimento da Marilza e da Débora deve ser impecável. 

Bem, esse é apenas o começo de uma grande jornada, e logo logo postarei mais sobre as grandes experiências vividas aqui, junto de uma equipe totalmente profissional, atenciosa e que veste a camisa para o que faz! 

Um forte abraço, Pedro Sepini.


Nenhum comentário:

Postar um comentário